SOBRE

Esta é a start-up Cadernos do Mundo Inteiro, uma editora especializada em Recursos Educacionais Abertos, REA. Em desenvolvimento desde 2010, inicia as suas atividades promocionais em 2017, publicando livros em formato eletrônico de literatura brasileira, para professores, estudantes, pesquisadores e pessoas que gostam de ler.

Nossas publicações estão em domínio público, devido às datas de falecimento dos autores, ou encontram-se disponíveis sob uma licença Creative Commons quando se trata de autor contemporâneo. Consideramos que as licenças Creative Commons são da maior importância na atualidade, porque possibilitam a livre utilização de bens culturais sem que os criadores sejam lesados em seus direitos, por um lado, e preservam a autoria do que se publica na internet, por outro.

Coleção Acervo brasileiro

O maior projeto editorial a que nos dedicamos neste momento é a coleção Acervo brasileiro, de livros clássicos do Brasil, tanto mais ou tanto menos conhecidos do público atual, cujos gêneros são o conto, o romance, a poesia e a ensaística. São obras fundamentais, fundamentadoras, que abrem caminhos em meio ao pensamento e às letras nacionais, e nós as tratamos como verdadeiros recursos educacionais, sem querer transformá-los em livros didáticos.

Livros impressos

A produção de livros impressos começa em 2020. Até agora, as nossas publicações têm principalmente um caráter experimental, ainda sem os dados catalográficos e outros atributos. O que temos feito é o desenvolvimento dos nossos livros como produto, como conceito, até que estejam completos.

O nome da editora

O nome Cadernos do Mundo Inteiro faz referência a uma revista brasileira e latino-americana, Cadernos do Terceiro Mundo, que circulou em diversos países entre 1974 e 2006. Era uma revista de cultura e política, enquanto nós somos uma editora dedicada a Recursos Educacionais Abertos. Há diversas maneiras de abordar os grandes assuntos.